domingo, maio 11, 2014

O...

... dia de hoje tem um sabor agridoce para mim. É um dia com uma dualidade de sentimentos. Neste dia, já chorei de muita felicidade e já chorei de muita tristeza. Neste dia, já sorri e falei muito e neste dia já permaneci num silêncio terrível carregado de dor. Um dia que fará sempre parte das minhas recordações...

Há nove anos atrás, vestia-me neste dia de festa para aquele momento que assinalava o primeiro dia de uma nova fase na minha vida. O dia que marcava o início da minha vida de trabalho. Deixava de ser uma mera estudante para passar à vida de trabalhadora. Um inteiro mundo novo abria-se diante de mim. Muita curiosidade, muita expectativa e muita vontade de fazer mais, melhor e diferente. Muita vontade de ter sucesso e muita vontade de ver os meus sonhos concretizados. Nove anos passados sobre este dia, sou uma pessoa feliz. Mais adulta, mais experiente mas com o mesmo sorriso de menina do primeiro dia. Sou uma pessoa com alguns sonhos concretizados e muitos outros que quero alcançar. Eu sou assim. Sempre em busca de mais. Sempre em busca dos meus objectivos. Sempre atrás dos meus sonhos!

Mas há três anos atrás, no mesmo dia deste aniversário de felicidade e de excelentes recordações, vestia-me de novo com a mesma roupa mas não para uma festa. Antes pelo contrário... Era o dia da última despedida, R... A tua última presença entre nós... E as saudades são tantas, ainda hoje... Aqui transcrevo a carta que te escrevi neste dia, há três anos atrás... Porque mais não consigo escrever sem chorar...

"Amigo,

Este dia 11 de Maio sempre foi para mim, até hoje, um dia de alegria. Um dia em que se lembravam bons momentos, se recordavam algumas dificuldades mas em que o sentimento de alcançar um objectivo se sobrepunha sempre a tudo o resto. Um dia em que eram lembrados sorrisos, alegria e a união de um curso em torno de uma mesma mesa. Se há 6 anos me fardei pela primeira vez com esta farda de azul profundo e botões dourados com o coração a palpitar de emoção e alegria... Hoje volto-me a fardar com um peso nos ombros de me ir despedir de umas das pessoas mais fantásticas que conheci. Um jovem que tudo merecia e que nos deixa hoje, amigos e família, bem mais pobres e sós.

Visto este azul profundo relembrando todos os teus sorrisos, toda a tua força e toda a tua capacidade de nos motivar e de nos fazer acreditar de que tudo tem solução. Que existem coisas que simplesmente estão destinadas a acontecer e que não temos de nos lamentar por isso nem nos revoltar. Temos sim de ir buscar forças para as ultrapassar. Infelizmente, não conseguiste... Deixas um grande vazio nos nossos corações. Tantos momentos ficam por partilhar, tantas notícias e tantas gargalhadas para dar. Dizia-se hoje "Agora somos só 12..." mas logo rematado com "Não! Estamos aqui 12 mas 13 seremos para sempre!". Acho que isto diz tudo. O teu lugar estará sempre aqui e o tempo nunca o apagará. Escrever o cartão para ti em nome de todo o curso... Nunca tão poucas palavras me custaram tanto, tanto...

Aquilo que te era devido, dispensaste em vida... Os motivos pelos quais os fizeste só tu os saberás para sempre. Mas acho que, mais uma vez e como te caracterizava sempre, pensaste naqueles que te eram mais queridos e que esses momentos apenas poderiam corresponder a mais dor e sofrimento ainda do que aquele que já estavam a ter. Ao falar aos teus pais não pude conter as lágrimas. O sentimento de "Porquê?" (que tu nunca nos demonstraste ter... Aceitaste os acontecimentos e apenas dizias "Que assim estava destinado"...) invadiu-me o peito. Existem pessoas tão únicas no Mundo e que não merecem sofrer. Que não merecem não viver. Que não merecem não ter realizado todos os teus sonhos...

Ao passares por mim uma última vez, te fiz o mais merecido "sentido". Não aquele que te era devido apenas como camarada... Mas aquele que mereces por todas as qualidades, humanas e profissionais, que sempre demonstraste. Ao toque do sino fiz a continência que mais me doeu fazer em toda a minha vida. E aquela que mais dificilmente esquecerei algum dia... Uma continência recheada de emoção e durante a qual não consegui conter as lágrimas mais uma vez...

O dia da tua despedida ficará para sempre marcado aqui no meu coração. Acredito que estarás sempre aí, sempre a olhar por estes, mais que camaradas, amigos que aqui deixas. Foi uma honra enorme conhecer-te e a tua lado viver tantas experiências e servir nesta carreira que abraçámos. A tua força e forma de encarar a vida será sempre um exemplo para todos nós.

Até um dia, amigo. Até sempre, camarada!"

2 comentários: