quarta-feira, janeiro 29, 2014

Sempre...

... gostei de pessoas que têm a capacidade de mudar de vida.

Mudar de profissão.
Mudar de vida.
Mudar hábitos alimentares ou desportivos.
Terminar uma relação que já não tem mais nada a dar a ninguém.
Mudar de casa.
Mudar de escola.

Enfim...

Um sem fim de mudanças que poderia aqui descrever. Um sem fim de mudanças que deve encher de orgulho quem tem a coragem de dar o primeiro passo em direcção aquilo que deseja e que perspectiva como sendo o melhor caminho para si e para os outros que lhe estão próximos.

Já tive diversos amigos e colegas de faculdade que, apesar de gostarem bastante da área em que se licenciaram, fruto da difícil área que todos abraçámos (investigar em Portugal não é nada fácil, meus amigos...) e das escassas oportunidades de trabalho que surgiam que os preenchessem por completo acabaram por mudar de indicativo postal ou de área profissional. Abandonaram a sua área de paixão ou os seus mais queridos e embarcaram numa aventura em direcção à realização pessoal, à independência e ao bem-estar. Admiro estas pessoas.

Muitos são os casos de relações que continuam apenas alicerçadas na rotina. No comodismo. Na facilidade de partilhar uma casa como se de um hotel se tratasse em que a ligação à pessoa que está ao lado já teve melhores dias e que, muitas vezes, se reduz a ser um mero estranho. Quantas relações não conhecemos que são muito mais baseadas na amizade e no carinho que é nutrido por quem está ao lado do que no verdadeiro amor que deve existir entre duas pessoas que partilham o mesmo barco de uma relação. Mas existe quem tenha a coragem de abandonar a segurança e dê um passo rumo ao desconhecido, rumo à sua liberdade enquanto pessoa e que não tem medo de preconceitos por terminar uma relação de muitos anos e que não tem medo de abandonar o território tão bem conhecido e a rotina. Admiro estas pessoas.

Numa sociedade tão virada para a imagem e bem-estar físico e mental, muitas são as pessoas que não têm medo de arriscar e de mudar a sua forma de encarar a vida. Optam por mudar das grandes cidades para o campo em prol de uma vida mais calma, com rotações muito mais baixas e onde se possam dedicar em pleno à sua família e tenham uma qualidade de vida superior. Muitas são as pessoas que alteram os seus hábitos alimentares e os seus horários em prol da prática da actividade física, da inclusão de rotinas de ginásio ou de desporto ao ar livre a bem de uma melhor saúde. Desde que estas mudanças de hábitos alimentares e desportivos não sejam levados a nenhum extremo, tratam-se de mudanças que fazem bem e que tornam as pessoas mais realizadas e de bem com quem os rodeia. Admiro estas pessoas.

Admiro a coragem. Admiro a força de vontade. Admiro o nunca desistir face às dificuldades e as obstáculos que tantas vezes surgem no caminho. Admiro as estratégias delineadas para chegar a bom porto. Admiro a concretização de objectivos.

E é por isso que o ser humano é tão espectacular e fascinante...

Sem comentários:

Enviar um comentário