terça-feira, janeiro 21, 2014

A...

... vantagem de lermos outros blogs, a meu ver, passa por irmos ficando a saber deste ou daquele assunto, desta ou daquela novidade. Ainda que, em determinadas alturas, eu possa não escrever de forma muito assídua por aqui, acabo por ir visitando aqueles blogs de que mais gosto e ir sabendo das novidades.

Esta semana, ao ler o blog da Garota de Ipanema, fiquei a saber da mais recente campanha dos supermercados Lidl. Ao que parece, existe agora o Gang dos Frescos, conjunto de peluches com a forma de legumes e de frutas, destinado a despertar os mais pequenos para a importância do consumo deste tipo de alimentos. Até aqui, esta pareceria uma campanha bem engraçada e bem pensada e que tornaria estes alimentos nos melhores amigos das crianças, pois elas associariam um peluche simpático e divertido a um alimento que deve fazer parte da sua alimentação diária. Mas, ao que parece, a forma de obter os peluches da colecção revela-se um pouco complicada e passa por um sistema de acumulação de pontos em função do dinheiro gasto em compras no sentido dos adultos conseguirem depois trocar esses pontos pelos peluches que desejem para os seus mais pequeninos. 

Até aqui nada contra! Mas ao que pude ler no post da Garota de Ipanema, a quantia que tem de ser gasta para se conseguirem cada um dos peluches desta colecção ainda é relativamente elevada (penso que anda em torno dos 200€ por cada peluche, segundo pude ler). Em tempos de crise e considerando que estas campanhas possuem sempre uma duração limitada, este valor para obtenção de um simples peluche deita por terra a vontade que os adultos poderiam ter de fazer esta colecção para os mais pequenos. Se calhar, seria de rever as regras desta campanha, a bem das crianças. Sim, porque elas vão à loja e vêem os pequenos peluches expostos. E logo surge a vontade de os levar para casa... Eu própria, que sou adulta, adoro peluches e achei-os bem engraçados. Quanto mais uma criança que não possuem a mesma capacidade de discernimento que os adultos... 

Outro ponto ainda sobre este post relaciona-se com os comentários... Quando existe um post que me interessa, confesso que acabo por ler os outros comentários, um pouco no sentido de ver também outras opiniões sobre o assunto que estou a ler. E confesso que não pude deixar de ficar admirada com um dos comentários em que se dizia com que tipo de crianças mimadas a Garota de Ipanema lida para terem um comportamento de fazer um berreiro por causa de um simples peluche. Bem... Para este anónimo que comentou o post apenas posso dizer o seguinte... De certeza que não deve ir muitas vezes a supermercados ou centros comerciais. Infelizmente, cada vez mais se assiste a berreiros de crianças porque querem esta ou aquela coisa. Não são casos tão isolados assim... Não existe uma única vez que eu vá fazer as minhas compras semanais (e reparem que não vou sempre ao mesmo sítio...) em que não me depare com uma situação deste tipo, seja por causa de um pacote de bolachas, uma garrafa de sumo ou um brinquedo. O problema aqui, e que é transversal a toda a nossa sociedade, prende-se com o tempo cada vez mais reduzido que os pais têm para os seus filhos e que se reflecte numa tendência de lhes dizer mais vezes que sim do que seria aconselhado. As ausências devido ao trabalho e à vida ocupada são substituídas por demasiados "sim" que depois dão nestas situações... E é ver os pais desesperados porque as crianças berram na fila do supermercado porque querem levar para casa aquela caixa de pastilhas estrategicamente colocada junto à máquina do pagamento. 

As estratégias de marketing das grandes superfícies, aliadas às vidas ocupadas dos pais, trazem estes dissabores e que não são casos tão isolados assim. Penso que há que fazer uma reavaliação de um conjunto de coisas, bem importantes, que passam tanto pela educação em casa como pela forma como são disponibilizados os produtos nos supermercados e são feitas as campanhas publicitárias.

Vale mesmo a pena pensar nisto... (em jeitp RFM...)

3 comentários:

  1. Também foi por esse blogue que entendi realmente as regras para obter um boneco. Pensava que era mais fácil mas não. A importância que se tem gastar por um boneco é tanta que até estava a custar acreditar nisso. O boneco deve vir banhado a ouro!
    E o que não falta para aí é miúdos mal-educados e mimados.

    Bj*

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  2. Fui lá ver o post e ri-me tanto porque eu também fiz aquelas contas para ter os bonecos., mas pode-se sempre pagar pelos bonecos também! O lild e as suas campanhãs optimas!
    Berreiros é prato do dia a dia de quem tem um filho, alguns até de portam bem de vez enquando, mas nem sempre... Mas alguns pais tem umas boas estratégias hahaha

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  3. São as estratégias de marketing no seu melhor. O pior mesmo é envolverem crianças e estas, ao irem às compras com os pais, é que ficam mal... Enfim...

    Beijinhos para as duas

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