terça-feira, novembro 26, 2013

Nos...

... muitos livros que vou lendo ao longo do ano, costumo encontrar frases que me fazer pensar, que me fazem meditar sobre o mundo que me rodeia e as pessoas com que me vou cruzando na minha vida. Estou, neste momento, a ler um livro sobre Alpoim Calvão, o militar da Marinha Portuguesa mais condecorado de todos os tempos. E o primeiro capítulo deste livro inicia-se com uma interessante frase e que transcrevo de seguida.

"Como a partir desta via entras no mundo, como homem, confio que a tua conduta futura na vida fará de ti um oficial e um cavalheiro. Lembra-te que deves ser um marinheiro para ser um oficial e, também, não poderás ser um bom oficial sem seres um cavalheiro." 
Lord Horatio Nelson

Ao ler esta frase não pude deixar de olhar à minha volta... De observar as pessoas com quem me cruzo todos os dias e com quem já me cruzei. E esta frase não poderia ter maior fundo de verdade. Não é a farda ou o fato caro que vestimos todos os dias que nos faz melhores ou piores do que ninguém. O hábito nunca fez o monge e não são galões ou roupas caras que nos fazem ser pessoas mais capazes. É preciso muito mais do que isso. É preciso ter uma essência que nos torna coerentes em todas as acções e em todas as palavras. É preciso ter uma forma de estar que deve vir ao de cima com amigos e com inimigos, nas boas e nas más situações. É preciso ter uma personalidade que não se deixa corromper nem se sobrepõe a quem está à volta. E a educação é o motor que conduz e que nos faz demarcar-nos da multidão. Que nos faz ser diferentes em cada instante... E era exactamente a isto que Lord Nelson se referia... "não poderás ser um bom oficial sem seres um cavalheiro". Porque vê-se nas mais pequenas coisas do dia-a-dia e não em situações especiais. Porque isto vê-se em cada palavra que é dirigida a quem está acima mas, principalmente, a quem está abaixo na hierarquia.

E, felizmente, tenho três bons exemplos que sigo e que são o meu padrão em cada gesto dos meus dias... Porque existem oficiais e cavalheiros que nos marcam e que impõem a si próprios elevados padrões todos os dias, constituindo-se como alguém que vale a pena admirar!

Sem comentários:

Enviar um comentário