quinta-feira, agosto 30, 2012

Durante...

... estes dias, nas minhas habituais demabulações pela blogosfera, descobri o blog da Szofi, o Bola de Sabão e gostava de partilhar convosco um interessante post que ela escreveu já há uns tempos mas que é sempre actual e importante para quem viaja. É intitulado de Assistência Médica em Viagem e acho que poderia ser importante colocá-lo em prática não apenas para quem costuma fazer muitas viagens de carro pelo estrangeiro mas também para quem viaja por cá (por acaso tenho algo do género no meu carro pois estas coisas dão sempre jeito). Aqui vos deixo o post e as dicas da Szofi:
Noutro dia estive a fazer um kit médico para deixar na mala do meu namorado que viaja para o estrangeiro praticamente todas as semanas, e na altura achei que seria um bom tópico para partilhar por aqui.
É óbvio que o kit vai variar muito de acordo com a pessoa em questão, mas, partindo do princípio que se trata dum kit para uma pessoa saudável que vai viajar para a Europa/ EUA, acho que podem tirar ideias desta lista.
Relembro que se forem fazer uma viagem intercontinental (sem ser para a América do Norte) aconselho-vos a fazerem uma Consulta do Viajante (podem-se informar no vosso centro de saúde onde fica a consulta da vossa área de residência!) onde vos serão aconselhados os cuidados devidos e as vacinas a serem admnistradas, caso sejam necessárias.
Um kit básico deverá conter:
- 1 plaquinha de paracetamol (Ben-u-ron) 1gr (para tomar em caso de febre, cabeça, máx 3 por dia)
- 1 termómetro digital (para poderem medir a febre. é também importante anotar os valores antes de tomar medicação, para depois poderem levar ao vosso médico de regresso a PT).
- 1 plaquinha Ibuprofeno 400 (Brufen 400) (para tomar em caso de febre + dores de garganta, dores musculares, 8/8h) 
- 3 ou 4 comprimidos anti-histamínicos, (caso haja pingo no nariz, lacrimejo nos olhos. toma-se 1 antes de dormir).
- 2 carteirinhas de Ultra Levur 250 + 1 comprimido de Imodium, Em caso de diarreia, que são > 6 dejecções diárias, deve-se beber muita água e ficar no quarto do hotel até a diarreia passar. As carteiras de ultra-levur reconstroem a flora intestinal e devem ser tomadas 1 num dia e outra no seguinte, e o comprimido de imodium só deve ser tomado se houver algum compromisso inadiável como uma reunião. Na Europa a probabilidade desta diarreia ter uma causa subjacente grave é muito pequena, ou seja, é provavelmente um vírus maluco que acabará por ser eliminado ao fim de algumas horas.
-Se os sintomas persistirem mais que 4 dias deverão consultar um médico no local onde estão, e para isso convém pedirem o Cartão Europeu de Seguro de Doença, que é gratuito, e que vos permitirá ter assistência gratuita em qualquer país da União Europeia. Este cartão tem a validade de 1 ano e, para quem viaja com frequência, como é o meu caso, convém ter sempre o cartão em dia, porque nunca se sabe o que poderá acontecer!
Mais info sobre o cartão aqui : 
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/saude+em+viagem/cartaoeuropeudesegurodoenca.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário