sexta-feira, setembro 30, 2011

O...


... dia de hoje tem sido feito destes pormenores...

E...


(ambas as imagens daqui)

... digam lá que estas imagens aqui não vos abrem logo o apetite e vos enchem de vontade de iniciar o dia com uma refeição deliciosa? Aqui fica a sugestão de mais um blog bem engraçado e com um aspecto de comer e chorar por mais! Visitem o Simply Breakfast e deliciem-se!

quinta-feira, setembro 29, 2011

Comemora-se...

(imagem daqui)

... hoje por todo o mundo o Dia Mundial do Mar. Não se esqueçam de preservar sempre este enorme tesouro que o nosso planeta tem. E podem sempre imaginar que, lá por baixo, se vive sempre assim, o que não deixa de ser uma imagem engraçada, não concordam? Um excelente Dia do Mar para todos!

quarta-feira, setembro 28, 2011

Ainda...


... na continuação do post anterior. Vi no blog da Leana uma possibilidade de verificação do estado aqui do estaminé e assim fiz recorrendo às ferramentas de webmaster da Google (conforme surge na imagem, peço desculpa por não se ver muito bem mas acreditem ;)). Pelos vistos, já não existe nada a infectar a página mas preciso do vosso feedback para saber se efectivamente já está tudo ok. Ainda continua a surgir a informação de vírus? Obrigada!

Bem...

... pelos vistos o meu blog também foi atingido pelo vírus que andam por essa blogosfera fora. Fiz o mesmo que a Turista fez no blog dela: retirei da coluna da direita os blogs que estou a seguir. Será que ainda aparece o aviso de vírus quando aqui chegam?

terça-feira, setembro 27, 2011

A...

... preparação de uma viagem é, para mim, sempre muito deliciosa. E é nestes momentos que chego à conclusão que gosto mesmo de escrever! Sim, porque aqui a Fiona gosta de preparar as viagens de um modo um bocadinho diferente (pelo menos eu acho que é...). Costumo ir escrevendo pequenos textos num moleskine para o planeamento e depois escrevo o que fui achando de cada um dos locais que decidi visitar em jeito de diário... Podem chamar-me louca, a sério! Não fico apoquentada. Mas se há coisa que me dá mesmo muito prazer é escrever e tornar únicos os momentos especiais em que me preparo para partir à descoberta de novas paragens... Acham estranha esta minha forma de me preparar para conhecer uma nova cidade? E vocês? Como se preparam?

Quando...


... andamos a "passear" por essa Internet e blogosfera fora, acontecem belas coincidências e acabamos por chegar à conclusão que essas coincidências nos podem facilitar a vida e muito! Ando aqui atarefada a preparar a minha próxima viagem e as pesquisas têm sido mais do que muitas sempre em busca de boas dicas para colocar em prática quando chegar ao meu destino. E eis que um dos meus blogs internacionais preferidos, o blog da Mariah (Brasil), anda a publicar uns quantos posts sobre o meu próximo destino: Londres! Olha que bela coincidência. E o que eu gosto deste blog, sempre com excelentes fotos e dicas sobre moda e decoração. Vejam só esta bela dica de shopping nesta cidade londrina sobre a loja Butter & Wilson... Digam lá que não é absolutamente deliciosa e de perder a cabeça? Aproveitem e conheçam este cantinho. Olhem que não se vão arrepender!

Oh...



...happy days! Apenas para começar o dia com um sorriso nos lábios!

segunda-feira, setembro 26, 2011

Conforme...

(imagem daqui)

... tinha dito aqui, ontem dei um saltinho ao Mercado dos Sabores que decorreu no Pavilhão Atlântico, entre 6ª feira e domingo. Lá andei eu a experimentar algumas iguarias e a minha visita coincidiu com a realização de um desafio Masterchef (caixa mistério) em que os quatro concorrentes que ainda restam em competição tinham de criar um prato com produtos de origem portuguesa. E devo dizer que foi engraçado ver o desafio a decorrer ao vivo. Ah e já agora, ganhou o Luís. Muitos parabéns!

Numa...



... semana que se espera de muito trabalho, aqui fica uma música para iniciar o dia de hoje com energia. Uma boa 2ªa feira para todos!

sábado, setembro 24, 2011

E...


... o pai deste senhor verde aqui faria hoje 75 anos. Parabéns, Jim Henson, e obrigada por todas estas fantásticas personagens dos Marretas que povoam o nosso imaginário desde sempre!

Haverá...


... algum fim-de-semana mais desportivo do que este?

Adivinham...


... o que era coisa para fazer a Fiona feliz, feliz neste Outono que se aproxima? Um chapéu assim como o da Olivia Palermo. Ai que eu seria uma rapariga capaz de se desfazer em sorrisos com um igual. Será que o Pai Natal já aceita pedidos para este ano?

sexta-feira, setembro 23, 2011

Muitas...

(imagem daqui)

... vezes pensamos, quando estamos a ver televisão, como é possível que determinados programas existam e continuem a existir durante várias edições seguidas. Quem tem o canal Discovery Travel&Living de certeza que já se cruzou com o programa Toddlers & Tiaras, um programa de grande êxito por terras do Tio Sam. Cruzar-me com ele num momento de zapping serviu para constatar algo de que já me tinha dado conta (porque não gosto de falar daquilo que nunca vi): que existem coisas que fazem sentido nos Estados Unidos mas que por cá nunca o farão (pelo menos nestes moldes e assim o espero). Para quem não conhece, este programa apresenta pequenas crianças (desde bebés de colo até por volta dos 10 anos, não muito além disso) a participarem em concursos de beleza em que vale tudo para ganhar a tão desejada tiara (que, na minha modesta opinião, mais não passa de um desejo recalcado das mães mas pronto!). Ele é bronzeado em institutos de beleza, tratamentos dentários, unhas falsas e todos os afins possíveis e imaginários para transformarem pequenas crianças em personagens (sim, porque é assim que eu vejo) que nada têm a ver com a sua verdadeira idade. Confesso que sempre me fez confusão a forma como as mães submetem as crianças a este tipo de experiências que nada trazem de construtivo para o seu crescimento. Pequenas crianças sempre gostaram de roubar peças de roupa e calçar os sapatos de salto alto das mães mas parece-me que este programa e o que nele é apresentado é já um exagero. Lembro-me sempre do caso da pequena criança americana de 5 anos, vencedora de diversos destes concursos de beleza, e que foi raptada e morta por um pedófilo. Desculpem-me se estou a ser demasiado radical mas é do que me recordo. E perguntam vocês: porque me fui lembrar agora deste programa? Porque andava a deambular por essa blogosfera fora e deparei-me com o post da Mary do aMARYcanLIFE que reflectia sobre este exacto programa e a polémica que se vive neste momento nos Estados Unidos. Ao que parece (e conforme mostra a imagem acima) houve uma mãe que decidiu vestir a sua filha de 3 anos para a competição utilizando dois dos vestido usados por Julia Roberts no filme Pretty Woman (não encontrei imagem que apresentasse os dois vestidos mas para além do que foi usado nesta fotografia, a criança surgiu também com um outro vestido deste filme, um vestido castanho com bolas brancas). Logo se levantaram inúmeras vozes sobre o tema, muito escandalizadas, a afirmar que se está a sexualizar as crianças. Pelos vistos, foi necessário uma pequena criança aparecer vestida com o traje de prostituta que Julia Roberts usou no filme para "acordarem todos para a vida". Pois... Porque tudo o resto que fazem neste tipo de competições não são um excesso... Pois... Será que vão agora tomar a decisão acertada de tirar este programa do ar?

Já...

(imagem daqui)

... olharam pela janela? Olhem que estão a viver as últimas horas deste Verão. Agora só para o ano!! Vamos lá receber o Outono de braços abertos que ele bem merece já que nos dá muitas coisas boas (castanhas assadas nham nham!)!

quinta-feira, setembro 22, 2011

Existem...

... objectos, aromas, desejos que são capazes de nos fazer acelerar o coração e deixar-nos cheios de vontade de fazer algo diferente. Preparar uma viagem tem este efeito em mim. Faz-me desejar fazer coisas diferentes, muitas ideias tornam-se ainda mais palpitantes e fazem-me querer mais. E aqui vos revelo um dos meus sonhos... Um dia gostava de escrever um livro de viagens!

Hoje...

... comemora-se mais um Dia Europeu sem Carros por cá e pela Europa. Confesso que não me apercebi de grande coisa quando vim trabalhar. Ouvi (na Rádio Comercial, acho eu...) que estavam a fazer um questionário aos ouvintes sobre qual era o meio de transporte que tinham utilizado hoje para se deslocarem para o trabalho. O meio preferencial foi o automóvel (confesso que, apesar do dia que se comemora hoje, eu também tirei o carro da garagem... mas com cerca de 40km diários para fazer de um lado para o outro torna-se complicado conciliar com os pelo menos 3 transportes que tenho de apanhar em cada percurso...), seguiu-se a pé, o autocarro, a bicicleta e o táxi. Lembro-me, ainda estava na faculdade, do grande impacto e adesão que este dia teve na capital . É pena que, tão poucos anos depois, a adesão seja tão pequena...

quarta-feira, setembro 21, 2011

Detesto...

... pessoas pequeninas (e, obviamente e como devem imaginar, não me estou a referir a pessoas pequenas em altura...)!

Porque...

... existem palavras que são absolutamente deliciosas e merecem ser partilhadas:
"A que te sabe este gelado? (...)
Sabe-me a vida!"

Ricardo Carriço (Fama Show, 18SET2011)

terça-feira, setembro 20, 2011

Sugestão...


... gastronómica para o próximo fim-de-semana: entre 23 e 25 de Setembro vai realizar-se, no Pavilhão Atlântico em Lisboa, o Mercado dos Sabores. Se gostam de experimentar pequenos tesouros da nossa gastronomia, aqui fica uma sugestão de passeio. Eu lá estarei de paladar bem apurado a espera de provar muita comidinha boa!

Tenho...

... fases em que ando mais desligada deste meu cantinho que tanto prazer me dá ter. Tenho outras fases em que as ideias para escrever palpitam e apetece muito partilhar o que me vai acontecendo. E agora ando assim... Ao ponto de até anotar num dos meus moleskines (sim... é verdade... tenho mais do que um, aqui me confesso...) inúmeras ideias para posts... Am I normal?

Um...

(Burgos, Espanha, Maio 2008)

... dia ainda vou fazer um dos Caminhos até Santiago de Compostela!

segunda-feira, setembro 19, 2011

Sabem...

... como se descobre que alguns homens primam por uma sensibilidade fora do comum? Quando nos reconhecem após não nos verem durante, vá, uns 5 anos e dizem a simpática frase: "ah desculpe, não estava reconhecê-la. É que está mais forte!". E pronto, sai uma pérola destas para a posteridade. Adenda a este acontecimento (apenas para o meu ego se sentir um pouco melhor): em cinco anos um corpo sofre várias alterações e é natural que as formas tendam a mudar, principalmente quando se passa de jovem pequenina a jovem mais velha, sim? E pronto... Tenho dito!

Olhando...

... para uma das estantes daqui de casa pode ver-se que sou apaixonada por viagens e que já passei por aqui:


E que também já andei por aqui:

(Sabem aquela sensação que se tem em relação a um lugar em que sentimos que sempre pertencemos ali? Aconteceu-me nesta capital... Inexplicavelmente doce e capaz de nos trazer um sentimento de estarmos completas que acho que não sentirei em mais nenhum local! Para além da MINHA cidade de sempre e para sempre que é Lisboa, obviamente. Que essa tem o lugar principal do meu coração)

Está agora em preparação a viagem até um novo destino... Europeu... Umas vezes cinzento, outras vezes com Sol... Quem adivinha qual é? :)

domingo, setembro 18, 2011

Conforme...

... mostrei no post anterior, hoje o dia iniciou-se com uma indumentária bem desportiva para a participação na Corrida da Linha 2011, com uma distância de 10 km a ligarem Carcavelos e Cascais. Correu bem e tratou-se da primeira corrida "à séria" após a operação ao joelho. Devo dizer que correu bem (ou melhor, as minhas pernas correram bem e o joelho foi um menino bem comportado!) apesar de ainda estar um pouco acima do tempo que pretendo fazer para esta distância. Mas, como diz a sabedoria popular, "devagar se vai ao longe" e por isso com o treino eu chego lá! Só tive pena de uma coisa que me teria sabido muito bem... Quando passei pelo Santini em Cascais ainda estava fechado... Teria ficado tão bem um geladinho para repor energias após a corrida. Pois é, senhores do Santini, quero crer pela quantidade de pessoas sentadas nas escadas em frente à vossa porta que, se tivessem aberto um pouco mais cedo, tinha sido bem bom para o vosso negócio (não que vocês precisem muito...). Mas faz-se um saldo positivo desta corrida. Correr junto ao mar dá sempre uma boa energia e os participantes conseguiram animar o percurso e ir puxando por quem ia ficando um pouco mais para trás. Bom espírito assim é o que se pretende e sabe bem!

Indumentária...


... para iniciar o dia de hoje!

sábado, setembro 17, 2011

Coisas...


... de que gosto: moleskines das capitais europeias. Este é um dos que tenho e que me faz companhia diariamente. Adoro! (com grande pena minha ainda não fui a Berlim... Mas esta cidade já faz parte do meu roteiro de locais a visitar!)

sexta-feira, setembro 16, 2011

Tenho...

... blogs que fazem parte das minhas leituras diárias, conforme já disse várias vezes. Blogs em que gosto de ler opiniões, conselhos ou pequenas divagações ou então em que gosto de ver fotografias e partilhas do dia-a-dia. Um deles é o d'A Turista Acidental. E seria impossível não dizer nada sobre o post de hoje (que vos peço que leiam aqui) e sobre a frase que li e que mais me marcou: "Alunos, todos fomos e sempre seremos! Professores, só alguns!".
Ao ler este post, lembrei-me de imediato das palavras que a minha mãe sempre me transmitiu desde pequena: "Médico e professor nem todos conseguimos ser. São para mim duas das profissões que mais admiro. Ambos cuidam de nós de forma diferente e devemos sempre dar-lhes valor". E concordo plenamente (como aliás expressei num comentário no blog da Turista). Enquanto uns têm a difícil e complicada tarefa de nos proporcionar as melhores condições de saúde, os outros são os responsáveis pela complementaridade da nossa formação como pessoas e cidadãos, debruçando-se sobre a componente académica que, aliada à formação que nos é transmitida pelos nossos pais nos torna preparados para enfrentarmos a dura tarefa que é viver. Muitas vezes se fala de médicos que não tratam os seus pacientes da melhor forma e que chegam mesmo a ser desagradáveis. Bem sei que maus dias todos nós temos mas também é uma realidade em Portugal que, quem tiver excelentes notas, pensa logo em ir para Medicina, sem que isso obrigatoriamente reflicta a sua verdadeira vocação. Bem sabemos que muitos são movidos por outros interesses sobre os quais prefiro não falar (desculpem-me os leitores deste cantinho que possam ser estudantes de Medicina ou médicos mas acho que sabem que o que digo é verdade. Nada a ver convosco :))...
E eu vejo a profissão de professor exactamente da mesma forma: nem todos vão para a via de Ensino por gostarem verdadeiramente. E sei do que falo. Bem me recordo do que se passou na minha faculdade no momento de deixarmos o tronco comum da licenciatura e escolhermos os nossos ramos... Muitos optaram por fugir das duas vias chamadas de mais complexas (as que tinham maior carga de matemática, programação, física ou horas de laboratório) para optarem pela via de Ensino. E muitos fizeram os últimos anos do curso a detestarem a opção que tomaram mas a não ter coragem de mudar por acharem que iriam ter mais trabalho, algo impensável para mim! É com estes exemplos que digo que muitos não escolhem a vida de professor pelos melhores motivos.
E acho que é devido a estes professores que não optaram pelo curso que verdadeiramente gostavam que depois existe uma má imagem junto dos alunos e do resto das pessoas. Não acho possível que alguém que não gosta do que faz consiga fazer o seu trabalho da melhor maneira nem transmitir aos alunos o gosto pela área em que lecciona. Felizmente, tive bons exemplos de professores que me fizeram gostar das mais diversas áreas e ter dificuldade em escolher a área que queria quando chegou a altura. E fiquei contente por isso! Significa que me fizeram ver mais além e não me limitar a gostar apenas de uma coisa. Gostava que todos tivessem conhecido no seu percurso de alunos professores motivadores e que ficassem felizes por dar nota máxima aos seus alunos.
Não creio que seja dado o verdadeiro valor à opção de ser professor... Uma das principais formas de ajudar pequenas crianças a descobrir o Mundo e ambicionar querer ser mais. Deveria dar-se muito mais valor a estas pessoas e não considerar que apenas se limitam a passar os dias nas escolas a tomar café ou a conversar (lá está, maus profissionais existem em todo o lado e não devem ser esses considerados como a regra). É pena que nem sempre se valorizem as pessoas como elas merecem... Mas é depois de ler um post como o da Turista que se vê que, felizmente, ainda existem muitas pessoas por esse País fora que se dedicam (ou dedicaram) de corpo e alma à profissão que abraçaram e estiveram dispostas a muitos sacrifícios para proporcionar os melhores momentos de aprendizagem. E é por isso que serão um dia recordados como professores espectaculares pelos seus alunos! Parabéns, Turista!

Descobri...


... no blog da espanhola Juls, "University Style", uma engraçada sugestão de uma página sobre viagens (ai o que eu gosto de viajar!!!). Chama-se I Wanna go there (na versão internacional) e funciona como um guia de viagens como aqueles que se costuma adquirir antes de se partir à descoberta de uma nova cidade por esse Mundo fora. Mas esta página permite-nos ter um guia de viagens especial já que vai sendo construído com base nas opiniões dos viajantes que se vão inscrevendo e partilhando as suas descobertas. Curiosamente, ainda esta semana tinha estado a actualizar o meu mapa de viagens (muito, muito aquém daquilo que eu desejaria...) no TripAdvisor e tinha estado a incluir, em cada cidade visitada, os locais que tinha visitado e de que tinha gostado mais. E agora descubro esta pequena pérola para quem gosta de viajar que nos permite planear ainda melhor as nossas futuras viagens. Aconselho! Vou inscrever-me também e deixar umas pequenas dicas da minha parte.

quinta-feira, setembro 15, 2011

Continuando...

... no espírito matinal e sobre esta minha pequena "loucura" é só para avisar que as inscrições já estão todas feitas... Aiaiaiaiai... Haja pernas!!!!

E...


... o dia hoje começa assim!

quarta-feira, setembro 14, 2011

Quer-me...

(imagem daqui)

... a mim parecer que, no final do mês, o que me vai dar jeito calçar vão ser mesmo umas destas!

Esta...



... é a minha "companhia" dos últimos dias nos momentos de descompressão da fase pós-corrida em que aproveito para aliviar os meus queridos joelhos dos quilómetros matinais. Bom dia!

terça-feira, setembro 13, 2011

Diz-me...

... porque me fazes isto. Porque me deixas irritada e com este sentimento de que fiz qualquer coisa de errado apesar da nossa longa relação e de eu gostar de ti? Diz-me... Diz-me porque tiraste desta forma fria 30 dias à nossa relação... Estou triste contigo, Norton Internet Security 2011... Ai estou, estou!

Olhem...

(imagem daqui)

... que notícia mais catita nos chega directamente de São Paulo! Esta segunda-feira realizou-se a eleição da Miss Universo 2011 e eis que, no meio de tantas beldades, a eleita fala português. Chama-se Leila Lopes e é a Miss Angola, tendo deixado a Miss Ucrânia em segundo lugar. Os terceiro, quarto e quinto lugares ficaram a pertencer, respectivamente, à Miss Brasil, Miss Filipinas e Miss China. À questão do júri sobre se mudaria algo em si a resposta foi esta: "Estou muito satisfeita do jeito que Deus me fez. Gosto de mim assim. Considero-me uma menina bonita por dentro, tenho os meus princípios, os meus valores, que adquiri da minha família. Fui muito bem educada e quero ser assim a vida toda" (fonte: Globo.com). Pois então muitos parabéns, Leila, directamente aqui de Portugal pela tua eleição! (eu bem sei que ela não irá ler este blog mas fica a intenção :))

Because...



... one day I dreamed of being a great scientist... Good morning for you all!!!

segunda-feira, setembro 12, 2011

Se...

... calhar este é mais um dos meus momentos de destilar puro veneno mas... Terei sido eu a única a achar estranha a eleição das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa? (atenção: nada contra as iguarias eleitas... É apenas uma dúvida que me assaltou...)

Será...


... desta forma que Andy Whitfield (17JUL1974, Reino Unido - 11SET2011, Austrália) será sempre recordado através da personagem de Spartacus, provavelmente a sua interpretação mais marcante (pelo menos na minha humilde opinião). Através do comunicado de ontem da sua mulher Vashti à radio ABC (Austrália): "Numa linda manhã de Sidney, rodeado pela sua família e nos braços da sua esposa, o jovem Andy Whitfield perdeu a batalha de 18 meses contra o cancro" foi dada a notícia ao mundo da morte deste jovem actor que se encontrava a lutar contra um linfoma de Non-Hodgkin (fonte: Publico.pt). Apesar da curta carreira, fica um papel carismático como protagonista da série Spartacus, em exibição na Fox Life, e a mensagem de luta ao longo de 18 meses de alguém que considerava que, apesar de tudo, era um sujeito com muita sorte.

Excerto...



... das cerimónias do dia de ontem no Ground Zero, Nova Iorque, pela voz de Paul Simon e o eterno "Sound of Silence".

domingo, setembro 11, 2011

Ainda...

... sobre o 11 de Setembro. Durante o dia de hoje assisti a parte das cerimónias que tiveram lugar em Nova Iorque, Pentágono e na Pensilvânia e também a alguns documentários apresentados pelo National Geographic Channel e Canal História. Nunca visitei Nova Iorque (para grande pena minha!) e, ainda hoje, faz-me confusão tudo o que aconteceu há 10 anos, a forma como o Mundo mudou de uma forma tão drástica. Existem imagens que ficam para sempre marcadas (como as das várias pessoas que preferiram saltar dos andares mais elevados das torres gémeas) e é impossível não ter as emoções à flor da pele. Podemos ou não gostar dos Estados Unidos e da sua forma de lidar com as mais variadas situações. Mas uma coisa é certa: deve ser dos povos com maior sentido de patriotismo de que tenho conhecimento. Ao assistir às cerimónias de hoje é impossível não pensar nas quase 3000 pessoas que perderam a vida neste fatídico dia, todas inocentes que viviam o seu dia-a-dia como sempre, muitas a quererem ajudar e fazer algo por tantas outras que viviam os seus últimos momentos de vida repletos de angústia e aflição. Ontem assisti a um breve filme que foi feito com um pai que perdeu os seus dois filhos nos atentados ao World Trade Center. Um deles era polícia e o outro bombeiro. E as palavras que mais me marcaram no relato deste pai foram as de que consegue colocar a cabeça na almofada todas as noites mas estar bem consigo próprio, consegue dormir descansado... Porque teve o privilégio (sim, o privilégio!) das últimas palavras que trocou com ambos os filhos terem sido "amo-te". E é impossível não nos emocionarmos com histórias assim. E como esta, tantas outras existem guardadas nas recordações e no peito de milhares de pais, mães, filhos que perderam as pessoas que mais amavam neste dia. Outro documentário a que assisti foi o de um conjunto de pessoas de países tão distintos como Malásia, Austrália, Equador, Canadá, Japão , Reino Unido ou França que tinha ido viver para Nova Iorque em busca de uma vida melhor, em busca do Sonho Americano. Destas pessoas poucas sobreviveram (apenas os "sonhadores" do Equador, França e Reino Unido sobreviveram). As restantes perderam a vida em busca de algo melhor para si e para os seus ou a tentar ajudar que foi atingido pelos atentados. E ficam os familiares... Pessoas que continuam a sofrer a cada ano que passa pois parecem reviver sempre aquele dia... Em que assistiram ao desaparecimento de quem mais gostavam em directo pela televisão... Dias que marcam... Para sempre!

Impressionante...

(imagem daqui)

... como o tempo passa depressa e já faz hoje 10 anos sobre o pior 11 de Setembro de sempre! Pode parecer um cliché mas a verdade é que o Mundo nunca mais foi o mesmo depois deste dia e da forma crua e brutal como o terrorismo entrou pelas nossas casas. Lembro-me bem desse dia: chego a casa para almoçar depois das aulas e a minha mãe abre-me a porta um pouco sem reacção e estranhei. Vejo a televisão da sala ligada em directo e vejo que uma das torres gémeas já havia sido atingida por um avião, na altura ainda se julgava que por acidente apesar de toda a estranheza de tal acontecimento. Vi o embate do 2º avião em directo e assisti à tomada de consciência de que algo de totalmente diferente estava a acontecer nos Estados Unidos. A tomada de consciência de que um ataque terrorista sem precedentes estava a acontecer. Seguiu-se o acontecimento no Pentágono... Um dia difícil de esquecer para todos em todo o Mundo. 10 anos depois parece-me que nada tenha mudado grande coisa... Pois os motivos que estiveram por detrás destes ataques continuam lá, como sempre estiveram desde há muitos e muitos anos... Esperemos é que nunca estas situações se voltem a repetir. Outra das imagens que recordo deste dia (e de que julgo ter tido conhecimento no dia seguinte...) é o que se passou com Ian Thorpe, famoso nadador olímpico australiano, e que nesse dia se encontrava em Nova Iorque. Ian não foi uma das vítimas do ataque ao World Trade Center por sorte, por ter um anjo da guarda, depende daquilo em que acreditem. Ian Thorpe encontrava-se na entrada de uma das torres um pouco antes de ocorrer o primeiro embate. Não entrou e voltou ao hotel onde se encontrava alojado para buscar a máquina fotográfica de que se tinha esquecido. E com um esquecimento aparentemente insignificante salvou-se uma vida no meio de tantas outras que se perderam...

sábado, setembro 10, 2011

Dando...

... seguimento ao post anterior: sobrevivi a este regresso às aulas mas custou um bocadinho. Apenas 30 minutos de almoço num longo dia... Tempo cinzento a dar origem a dor de cabeça... E a falta do ritmo que se tinha há um mês atrás... Como isto se perde depressa! É o ritmo das aulas e a forma física... Livra!

Eu...

... não estou aqui... Este é um post agendado... Pois, porque a esta hora estou mesmo na sala de aula preparada psicologicamente (ou não!) para um longo dia até às 18h. Ai ai...

sexta-feira, setembro 09, 2011

Pequenos...


... prazeres da fase pós-corrida: finalizar o banho com jactos de água na fria nas pernas e passar de seguida o creme hidratante fresco de menta e pistache d'O Boticário (colecção Nativa Spa) acompanhado de uma ligeira massagem. Absolutamente delicioso! Para descobrirem esta e outras pequenas maravilhas desta marca dêem uma volta por aqui.

Giving...



... a different beat to the morning run!

quinta-feira, setembro 08, 2011

E...

... o lanche de hoje faz-nos lembrar paragens distantes, calor e aromas adocicados.

Queques rápidos de frutos secos (receita original do site Vaqueiro)

Ingredientes (20 a 22 unidades):
125 g de alperces secos
125 g de ameixas secas sem caroço
100 g de sultanas
150 g de açúcar mascavado claro
1 colher de café de noz moscada
1/2 colher de café de cravinho em pó
1 colher de café de erva doce
1 colher de café de gengibre em pó
1,5 dL de água
0,5 dL de vinho do Porto
150 g de manteiga
2 ovos
250 g de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Preparação:
Ligue o forno e regule-o para os 180ºC.
Pique os alperces e as ameixas secas em pedaços pequenos. Deite num tacho e junte as sultanas picadas, o açúcar mascavado, as especiarias e a água. Leve a lume brando, mexendo de vez em quando. Quando começar a ferver, retire do lume, adicione o vinho do Porto e a manteiga cortada em pedaços. Mexa até a manteiga derreter.
Parta os ovos para uma tigela e bata-os com uma vara de arames. Adicione-lhes o preparado anterior, mexendo rapidamente para os ovos não talharem. Junte a farinha e o fermento ao preparado anterior e mexa com uma colher de pau.
Distribua a massa por formas descartáveis para queques, ou previamente untadas, e leve ao forno durante cerca de 20 minutos.

Nota:
Eu tenho um eterno "defeito": não consigo seguir quase nenhuma receita verdadeiramente à risca, principalmente porque gosto de aproveitar o que tenho em casa e tento sempre não adquirir produtos que posso a desperdiçar. Para este lanche fiz algumas pequenas alterações que passo a explicar:
- Não utilizei como frutos os alperces, as ameixas e as sultanas (estas últimas porque não gosto). Substituí por maçã reineta cortada em pequenos pedaços.
- No que toca às especiarias, e porque acho que liga muito bem, juntei também um pouco de canela.
- No que toca ao cravinho, não tinha cá em casa cravinho em pó mas apenas em grão e optei por fazer uma pequena adaptação. Aqueci a água como se para um chá se tratasse. Coloquei a erva-doce e o cravinho em grão em dois recipientes metálicos para chá e deixei em infusão. E foi esta água aromatizada que adicionei às maçãs e ao açúcar.
- No que toca ao vinho do Porto, utilizei vinho do Porto branco.
- Quando estava a colocar a massa dos queques nas formas, coloquei no interior de cada um deles um pequeno miminho: meio quadrado de chocolate negro próprio para culinária.

Bom apetite!

Em...


... noite de Vogue Fashion Night Out em Lisboa deixo aqui uma sugestão que, quer queiramos quer não, não deixa de ter a ver com moda, ainda que não seja daquela que podemos vestir. Estou a falar do "Home Styling" da Ana Antunes (sim, a mesma do Querido Mudei a Casa). Trata-se de um blog de decoração que tem sempre ideias bem engraçadas. Só o descobri há pouco tempo e já faz parte dos meus favoritos. A visitar!

E..

(imagem daqui)

... o calendário para os próximos tempos a modos que é este:
  • 18 SET - Corrida da Linha/Destak (10 km com final na Cidadela de Cascais)
  • 25SET - Mini-meia maratona na Ponte Vasco da Gama (7km)
  • 16OUT - Corrida do Sporting (10 km entre o Estádio - Palácio Sottomayor na Fontes Pereira de Melo - Estádio) (estou curiosa quanto a esta com o final da corrida a corresponder à entrada pela porta da maratona)
  • 23OUT - Corrida do Tejo/Nike Running (10 km entre Algés e a Marina de Oeiras)
Digamos que os próximos tempos vão ser muito desportivos... Ai vão, sim!!

quarta-feira, setembro 07, 2011

Sabem...

(imagem daqui)

... uma coisa que me anda a apetecer nos últimos dias? Poder ter no trabalho regras menos rígidas no que toca ao dress code que me deixassem abrir o roupeiro de manhã e escolher este ou aquele look, um pouco ao sabor do vento. Mas não, nada disso é possível. Infelizmente... Tenho dias em que não me faz confusão e não me incomoda tanto. Mas hoje era apenas isto que queria: não ter regras de dress code.

Anúncio...



... da Hugo Boss para começar esta 4ª feira! Pois tenham um belo dia!!

terça-feira, setembro 06, 2011

Eu...

... nem costumo ser propriamente destas coisas mas... Desde quando é que o fiambre é lacticínio, hem? Espero não ferir susceptibilidades mas ao ouvir o anúncio sobre o cabaz família de lacticínios do Pingo Doce é a única coisa que consigo pensar...

Porque...


... tenho dias em que sou uma rapariga para lá de distraída (aqui me confesso!), deixei passar em claro o selo que a Ba do Blogue Cor de Rosa me tinha gentilmente oferecido aqui há dias... Muito obrigada por te lembrares de mim :). Ditam as regras que este selo deverá ser oferecido por quem o recebe a 10 outros blogs. Pois bem, esta é uma tarefa mais do que complicada para mim dado que acho que existem muito mais do que 10 blogs merecedores deste selo entre todos aqueles que visito diariamente... Pois bem. Então é assim: estão a ver a coluna aqui ao lado? E todos aqueles blogs que se encontram na secção "blogues à minha volta"? Pois bem, então este selo é para vocês! :)

Música...



... com um toque diferente para iniciar um dia que começa mais cedo do que o habitual. Boa 3ª feira!

segunda-feira, setembro 05, 2011

Hoje...

... no Google fala-se disto:
Se fosse vivo, Freddie Mercury faria hoje 65 anos. Para assinalar a efeméride, aqui deixo uma das minhas músicas preferidas de sempre dos Queen, a Bohemian Rhapsody, em duas versões distintas. Bastante diferentes mas adoro as duas!





Hoje...

... sinto-me assim em modo de "regresso às aulas". Primeiro dia após as férias... Ai que isto hoje vai custar... Ai vai, vai!!!

domingo, setembro 04, 2011

Realmente...

... escrevo coisas que depois ficam a fazer ainda mais sentido. Recordam-se de ter dito aqui que estava a começar a sentir os malfadados sintomas da depressão pós-férias, essa danada que nos ataca após largos dias de puro dolce fare niente? Pois bem, afinal todos estes sintomas estavam apenas a servir como sinal de aviso para um regresso atarefado. Então é assim: minha menina, andaste por aí três semanas a laurear a pevide descansadinha da vida, não é verdade? Então amanhã quando regressares vais ser presenteada com um dia de trabalho de horário alargado. E não pia!! Isto é tipo cereja no topo do bolo... Ai que amanhã o humor vai andar num estado que é melhor nem dizer mais nada...

Sabem...

(imagem daqui)

... uma coisa que fazia aqui a Fiona feliz, feliz, feliz?? Umas sabrinas destas!! Alguém se oferece?

sábado, setembro 03, 2011

Experiência...

... gastronómica do dia: risotto com tomate seco e azeitonas. Muito bom! Aqui fica a receita (peço desculpa mas esqueci-me de tirar foto...).

Ingredientes:
50 g de tomate seco
50 g de azeitonas pretas
300 mL de vinho branco
300 mL de caldo de galinha
arroz tipo carnaroli
mistura aromática de manjericão, tomate seco e maçã
cebola picada
queijo parmesão para ralar
azeite

Preparação:
Colocar azeite a gosto e cebola picada num tacho e deixar refogar ligeiramente. Adicionar o arroz sem lavar e mexer. Adicionar os 300 mL de vinho branco e ir mexendo cuidadosamente até evaporar o vinho. Após o vinho estar evaporado, retirar do lume durante 5 minutos, tendo o cuidado de ir mexendo de vez em quando. Adicionar as azeitonas e a mistura aromática. Voltar a colocar ao lume e adicionar o caldo de galinha a pouco e pouco até o arroz estar al dente. Adicionar o queijo parmesão ralado no momento a gosto. Desfrutar calmamente. Bom apetite! :)

Nota:
Para o refogado inicial da cebola, em vez de azeite, pode utilizar-se manteiga. Também no final, antes da adição do queijo parmesão, pode também adicionar-se um pouco mais de manteiga. Mas confesso ser uma apreciadora de azeite.

Último...

... fim-de-semana de férias... É oficial: estou em estado de pré-depressão pós-férias!

Querem...


... uma daquelas sugestões assim daqui (Fiona aperta ligeiramente o lóbulo da orelha direita...)? Experimentem dar um saltinho ao cantinho da Leonor de Sousa Bastos, o Flagrante Delícia. Devo dizer que já experimentei algumas recitas de lá e são absolutamente divinais!! Já para não falar na fantástica forma de apresentação das diferentes receitas, tanto ao nível da fotografia como dos textos que as acompanham. A visitar!

sexta-feira, setembro 02, 2011

Ia...

(imagem daqui)

... hoje de manhã no carro e ouvi na rádio que estamos a ficar com um verdadeiro problema a nível mundial. Ao que parece os machos estão a desaparecer. E vocês perguntam: what? Mas como é isto possível? Pois bem, minhas queridas leitoras, passo a explicar o motivo de tal afirmação. Num estudo recente foi revelado que, nos últimos anos, a concentração de testosterona no sangue dos homens tem vindo a diminuir de forma considerável, com uma diminuição na ordem dos 22%. Mas então que andam vocês, homens, a fazer a tão prezada hormona, hem? Olhem que existem coisas que não é para se andar a deitar fora assim por "dá cá aquela palha". Será esta diminuição na concentração da dita hormona directamente proporcional ao vosso crescente aumento de interesse por cremes, roupas e afins? Há uns dias lia um artigo na revista do Expresso em que se falava (mais uma vez!) que os verdadeiros machos, aqueles verdadeiramente latinos, estão a desaparecer. Daqueles que mandavam verdadeiros piropos às miúdas e que não se limitavam a ser meros aprendizes de feiticeiros (vá, não quero com isto dizer que um homem feio, porco e mau faça o meu género, sim? Apenas estou a referir o que era dito no artigo). Dizia-se que, qualquer dia, se teria que mostrar aos jovens rapazes um vídeo com imagens de verdadeiros machos latinos (tipo documentário do National Geographic ou do Canal História) porque os verdadeiros, esses, teriam desaparecido para sempre! Pois é... E quando tal assunto já aparece falado em mais do que um lado uma questão se impõe: haverá preocupações verdadeiras a ter? Será o macho uma espécie em vias de extinção?

Momento...

... fútil da manhã: estão a ver o que eu escrevi há uns dias aqui sobre o grande dilema da quantidade de papelada que uma pessoa consegue acumular? Pois bem, hoje a base do dilema é idêntica mas o objecto do dito pertence a um campo totalmente distinto... Então aqui vai: como é que uma mulher consegue acumular tantos cremes diferentes? Rosto, corpo e para os mais diversos fins? Digam-me meus caros e minhas caras, como tal coisa é possível? Ai Fiona, Fiona, metes-te em cada uma... Polis, minha menina, fica a saber que nada de pensar em comprar um creme novo porque "ah e tal cheira tão bem, vou experimentar". Toca lá a gastar tudo o que tens em casa antes de teres mais desejos nas compras, pode ser? Para o bem do armário da casa-de-banho! E é já para colocar em prática a partir de hoje!!

quinta-feira, setembro 01, 2011

Não...

(imagem daqui)

... quero parecer repetitiva mas hoje deu-me para isto! Aqui fica uma sugestão de uma série que irá estrear na Fox Life a 12SET: The Kennedys. Conta com as interpretações de Greg Kinear como John F. Kennedy (JFK) e de Katie Holmes como Jackie Kennedy. A série pretende mostrar episódios das vidas dos dois membros mais conhecidos do clã Kennedy, JFK e Bobby Kennedy, ambos abraçaram a vida política e ambos morreram assassinados. Apesar de ainda não ter estreado por cá, nos Estados Unidos está já nomeada para dez Emmy como os de Melhor Actor, Melhor Caracterização e Melhor Fotografia, só para mencionar alguns. Esta rentrée está a parecer-me bastante bem ao nível de estreias.

E..

... depois não querem que uma pessoa ande mal disposta... Mas isto lá é tempo que se apresente, senhores?????

Se...




... existem três séries que me deixam verdadeiramente colada ao écran, são estas três. Adoro!