segunda-feira, novembro 28, 2011

Ouvi...

... hoje, na revista de imprensa de um noticiário da manhã, que em 2012 se concretiza a redução do número de feriados em Portugal com o desaparecimento dos feriados do Corpo de Deus, 15 de Agosto, 05 de Outubro e 01 de Dezembro. Corresponde ao inicialmente indicado de que desapareceriam dois feriados religiosos e dois feriados civis. Eu compreendo que esta redução seja a bem do País, para promover o aumento de produtividade e tudo o mais (duvido que seja com esta redução de feriados que se aumente a produtividade mas pronto, isto já sou eu a divagar...) mas há aqui uma coisa que não me faz sentido. Então pensem lá comigo... Então o 05 de Outubro é o feriado em que se comemora a Implementação da República, o final de uma monarquia que existia desde os primórdios de Portugal e tão relevante significado para a história do nosso País. Já o 01 de Dezembro comemora a Restauração da Independência e o final da Dinastia Filipina, a libertação do domínio espanhol e que, a não ter acontecido, hoje andaríamos (muito provavelmente!) a comer tapas e a ter Juan Carlos como nosso Rei. Sou só eu que acho estes dois feriados como dois dos mais importantes da história do nosso País ou há mais pessoas a pensarem assim? Fará sentido de deixarem de figurar como feriados no nosso calendário? Pois, não sei. Pelos vistos sim... Mas que fico com pena que tenham sido estes os dois feriados a serem escolhidos... Lá isso tenho pena...

6 comentários:

  1. Ai, nem me digas nada estou piursa! ;)


    http://pegadafeminina.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Nem me digas nada, Mia... Ao que isto chegou... :S

    ResponderEliminar
  3. não sei qual foi o critério para escolherem esses e não outros!

    ResponderEliminar
  4. pois, Ju... também gostava de saber qual foi o critério para esta selecção, a meu ver, um pouco infeliz...

    ResponderEliminar
  5. Querida Fiona, primeiro acho simplesmente demagógico, dizer que retirar os feriados institucionalizados (4), vai aumentar a produtividade de um país. O que vai aumentar a produtividade de um país, é uma boa gerência dos dinheiros, desse país.
    Depois, realmente como "nós" somos uns paus mandados, não nos faz falta nenhuma o 1º de Dezembro, nem o que ele significa,
    Cabe na cabeça de alguém terminar com estes feriados civis?!
    Na minha, não cabe, nem na tua, nem na de milhares de pessoas!!

    ResponderEliminar
  6. Faz-me mesmo muita, muita confusão retirarem do nosso calendário duas datas tão marcantes e diferenciadoras da nossa História. Na actualidade, a maior parte das pessoas já parece não conhecer o seu verdadeiro significado. Ao deixarem de ser assinalados no calendário, vai piorar ainda mais a situação. E tenho que concordar contigo: não é por deixarem de existir estes feriados que a produtividade vai aumentar. A produtividade aumenta sim com mudança de mentalidades e de posturas dos trabalhadores deste País. Há que mudar os hábitos para deixarmos de estar na cauda da Europa e nos podermos posicionar mais à frente porque capacidades para isso existem. Acredito que sim. Não quero acreditar que a veia de aventureiro e de empreendedor do Português dos Descobrimentos desapareceu na totalidade. Quero antes pensar que está apenas adormecida...

    ResponderEliminar