domingo, outubro 30, 2011

Gosto...

... do meu mundo cor-de-rosa. Gosto da vida que tenho. Gosto da liberdade de que usufruo todos os dias. Tenho pessoas que me rodeiam por quem eu daria tudo. Gosto da minha realidade e sinto-me protegida no meu mundo. Mas é pena que nem todas as mulheres possam viver assim... Mutilação genital. Duas palavras carregadas de extrema violência associada à chamada tradição que, para mim, é apenas mais uma forma de se atingirem as mulheres naquilo que lhes é mais íntimo, mais seu. Nada mais do que isso! Retirar à mulher a igualdade de oportunidade de sentir prazer num momento que deveria ser exactamente disso: de prazer. Duas palavras carregadas de uma crueldade inexplicável, de hábitos frios e horrendos que marcam para todo o sempre da pior maneira. Duas palavras que ceifam vidas todos os anos em muitos lugares deste nosso Mundo que preferimos sempre julgar cor-de-rosa. Duas palavras que retiram a inocência a muitas meninas, que as condena a um sofrimento em vida e que as impede de ter uma vida normal e de amar como desejariam. Vi um documentário ontem sobre este assunto e fiquei chocada como, ainda nos dias de hoje, se continuam a justificar práticas horrendas e totalmente contra os direitos de qualquer ser humano com tradições ou coisa que o valha. Fiquei chocada como em tantos países, não muito longe do nosso, continuam a aceitar tal violência. Mas ao mesmo tempo fiquei esperançada que muitos dos activistas, homens e mulheres, que lutam diariamente contra esta prática consigam ter sucesso e bani-la deste mundo para que ele seja verdadeiramente mais cor-de-rosa. Mas temo que seja uma tarefa quase hercúlea na qual lutam com clara desvantagem...

(perdoem-me os leitores mais habituados a momentos cor-de-rosa neste cantinho... Mas existem coisas que em relação às quais não consigo deixar de escrever...)

4 comentários:

  1. Também já vi reportagens e documentários sobre o assunto e fiquei horrorizada com o facto de ainda se praticar esse crime. Espero um dia que consigam acabar com esses 'hábitos e costumes' que maltratam centenas de mulheres.

    ResponderEliminar
  2. É mesmo um verdadeiro crime. Pensamos que, nos dias de hoje, estas práticas cruéis já não têm lugar mas a verdade é que continuam a acontecer e maltratar muitas pessoas.

    ResponderEliminar
  3. É inacreditável que essas practicas ainda existam nos nossos dias...

    ResponderEliminar
  4. É mesmo inacreditável que estas práticas continuem nos dias de hoje, Dear. E ainda mais angustiante ouvir os relatos na primeira pessoa... :(

    ResponderEliminar