quarta-feira, agosto 10, 2011

Palavras...

... simples mas que podem fazer toda a diferença povoam o nosso vocabulário. Duas delas capazes de roubar um sorriso são "Bom dia". Será que algures estas duas palavras foram taxadas e se paga por utilizá-las e ninguém me avisou? Se assim é, devo estar à beira de receber uma notificação da Direcção Geral de Finanças a reclamar um valor enorme em impostos por pagar dada a quantidade de vezes que utilizo esta expressão por dia... Embora reconheça que nem sempre obtenho resposta. Um "bom dia" não custa nada e tem a capacidade (pelo menos comigo acontece isso quando o "bom dia" é retribuído..) de arrancar um sorriso do rosto do nosso interlocutor. Não devemos poupar em palavras que simbolizam boa educação e estima pelos outros. Faz-me muita confusão a falta de modos e de educação a que assisto muitas vezes. Dá-me urticária!!! Se calhar o problema é meu que não fui criada assim e são todos os outros que vão "com o passo certo"...
Ainda hoje se comentava que existem pessoas com graus académicos tão elevados mas que não conseguem viver em sociedade nem serem capazes de ter o toque de educação que torna qualquer pessoa ainda mais atraente (sim, porque para mim a educação é símbolo de atracção e a falta dela deita qualquer Deus grego por terra...). Não nos devemos desabituar da simpatia para com os outros, do cumprimento ou do sorriso. Se o fizermos estamos a perder-nos como seres humanos capazes de pensar e de transmitir empatia. Existem coisas que devemos cultivar. E estas são fundamentais para tornarem os nossos dias mais especiais e sermos mais completos como pessoas.

4 comentários:

  1. então é por isso que as pessoas andam mais antipáticas, já se paga imposto e não me disseram nada! lol. hoje em dia anda meio mundo de trombas.

    bjokas

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    Obrigada
    Se faz favor

    Palavras em vias de extinção!

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, querida Fiona!
    Nem imaginas o que me incomoda a falta de educação de não reponderem a um simples: Bom dia!
    E quando me respondem com um grunhido, tipo: Unrmm!!

    ResponderEliminar
  4. @*C*inderela: um conselho... se não quiseres ter as finanças à porta é melhor começares a fazer um mealheiro para pagar os impostos em falta eheheh

    @"Smile: e tenho muita pena que assim seja... são palavras que não custam nada a dizer e que têm um valor enorme para quem as ouve.

    @Manuela: tens razão. É que responderem com um grunhido ainda é pior do que não dizerem nada... é que ainda parecem mais do tempos das cavernas!!

    ResponderEliminar