terça-feira, novembro 23, 2010

Coincidência...

... das coincidências, li hoje isto no blog da Miss Daisy, o Dias Im[perfeitos, (um daqueles blogs que adoro ler todos os dias! Parabéns, Miss Daisy pela forma maravilhosa como escreves) algo que já havia pensado há uns tempos:
"Mais cedo ou mais tarde. Conseguimos olhar para um momento, para alguém, para um acontecimento, para um sentimento, com um olhar diferente. E normalmente tudo o que precisamos para o fazer resume-se a tempo e a distância emocional."
A Miss Daisy tem muita razão nas palavras que escreveu neste post. Na maior parte dos assuntos, quando os analisamos "a quente", rara é a vez que conseguimos distanciarmo-nos o suficiente para que uma decisão ou opção seja tomada de forma fácil ou clara. Ou, muitas vezes, chegar a essa decisão/opção... O mais prudente será sempre ponderar e pensar nos assuntos de uma forma que seja possível tomar a melhor opção, escolher o melhor rumo. E para que tudo apareça mais claramente no nosso pensamento, é necessária uma distância... Esta distância é fundamental para que consigamos ser nós próprios e olhar os problemas de frente sem estarmos toldados pelos sentimentos... A capacidade de distanciamento não é fácil para quase ninguém e, muitas vezes, admiro a forma como algumas pessoas o conseguem fazer e ter um discernimento tão grande em relação a determinados assuntos.
E o curioso do crescimento como pessoa é que se chega um dia em que se acorda e em que se é capaz de pensar em algo ou em alguém de uma forma totalmente distinta. Um dia em que somos capazes de analisar tudo de uma forma muito mais clara, em que aquilo que não fazia qualquer sentido ganha novos contornos e em que tudo ganha uma nova cor. Esse dia nem sempre é fácil de chegar... Todo o ser humano tem inúmeras condicionantes que, em determinada fase da vida, o fazem olhar com maior dificuldade para o que se passa à sua volta. Não é fácil cortar laços de forma radical. Isso não acontece... Mas a pouco a pouco... Chega-se lá... Basta dar tempo ao tempo!

Sem comentários:

Enviar um comentário