sexta-feira, outubro 08, 2010

Hoje...


... é dia de falar de uma das minhas grandes paixões já que por terras açorianas se comemora mais um aniversário de um destes amigos dos navegadores. Comemoram-se hoje os 100 anos de funcionamento do Farol da Ponta das Lajes localizado na ilha das Flores.
Segundo o comunicado de imprensa da Marinha Portuguesa, este farol "entrou em funcionamento a 10 de Outubro de 1910. Tem uma torre com 16 metros de altura e 99 metros de altitude. Foi equipado com um aparelho lenticular de 2ª ordem (700 mm distância focal), sendo a fonte luminosa um candeeiro de nível constante a petróleo. A rotação óptica era produzida através da máquina de relojoaria. Em 1938 o candeeiro de nível constante foi substituído pela incandescência do vapor do petróleo. Foi electrificado através de grupos electrogéneos em 1956 e a fonte luminosa passou a ser uma lâmpada de 3000 watts. A potência da fonte luminosa foi reduzida em 1984 com a instalação de uma lâmpada de 1000 watts 120 volts. O farol foi electrificado em 1990 com energia da rede pública. De Outubro de 2000 a Outubro de 2001 o farol sofreu obras de remodelação (...) ficando munido da mais moderna tecnologia, apoiada em meios informáticos. Os técnicos poderão entrar no sistema do farol a partir da Central de Faróis em Paço de Arcos. Está automatizado com sistema modelo da Direcção de Faróis".
O farol estará aberto para visitas do público em geral e de escolas entre 09 de Outubro e 30 de Novembro, sendo para estas últimas necessário agendar. Dia 08 de Outubro realiza-se a cerimónia comemorativa presidida pelo Contra-Almirante Chefe do Departamento Marítimo dos Açores.

Sem comentários:

Enviar um comentário