domingo, novembro 13, 2005

Acabar com a discriminação

Hoje precisei de ir à margem sul e pendurada de um viaduto deparei-me com uma faixa que dizia "A Iminvasão é uma bomba relógio". Qual será o significado desta faixa senão discriminação por quem é imigrante no nosso país? Bem sei que todas as notícias que nos têm chegado de França nos fazem pensar se não poderá acontecer exactamente o mesmo no nosso país mas também temos que pensar que a discriminação é um dos principais factores para originar violência. E apenas mais uma coisa me ocorre: as pessoas que escrevem este tipo de coisas deveriam lembrar-se que também muitos portugueses são vítimas de discriminação no estrangeiro quando partem em busca de melhores vidas. E quantos portugueses não tiveram duros períodos de adaptação nos países onde agora residem? Porquê fazer o mesmo? Será que deverá ser "olho por olho, dente por dente"? Pensem nisto...

3 comentários:

  1. Pois... Mas a generalidade das pessoas não pensa assim. Mas acho importante darmos a nossa opinião sobre esses assuntos. Sou da sua opinião. Aliás, ninguém devia ser discriminado em lado nenhum! Muito menos no nosso país, que é um país civilizado!

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente há mtas pessoas a pensarem mal sobre esse assunto, como exemplo temos o de ontem, num debate à noite na RTP1, que quando se falou em emigrantes no nosso país e se referiu em eles saírem, mas só em conversa como exemplo, a reacção das pessoas no público foi logo de aplausos!
    A falta de humanidade e civismo deixa-me muito triste, o problema não está exactamente nos emigrantes, está antes nas suas condições de vida e de como são tratados. Em França, por exemplo, os emigrantes não são/foram integrados na sociedade, a integração que foi feita fez-se por uma via de assimilação na esperança que percam as suas raízes culturais. Isto é, há um problema de exclusão sócio-económica, coisa que não é mto vista no nosso país. Não é algo que fazemos na generalidade aos nossos emigrantes, estes continuam com a sua cultura de origem, desde que obedeçam às nossas leis. Acho que assim é que devia ser em todo o mundo. Aceito a revolta em França mas acho que se poderia evitar a violência, mtas vezes contra inocentes.

    Ok... chega de história.... foi a minha veia que se soltou... sorry ;)

    *Bjos
    http://coffee_shop.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Há discriminação em todo o lado. Umas mais dissimuladas que outras, mas nem por isso deixam de ser menos graves. O que está a acontecer em França poderá vir a acontecer em muitas outras nações. Receio que Portugal não seja excepção. Como se diz em inglês “it is just an accident waiting to happen”. Enquanto não se tomar medidas drásticas em relação a incidentes como estes, enquanto não se reorganizar a estrutura social e se apostar numa educação cívica muito mais eficiente, que consiga mudar posturas, não nos conseguiremos libertar desta realidade cada vez mais dramática e assustadora.

    ResponderEliminar