sábado, julho 30, 2005

E porque não uma ida ao Museu?

Hoje decidi fazer um passeio diferente. Convidei a minha mãe e lá fomos nós direitinhas a Algés. Destino: Aquário Vasco da Gama.

Este museu está sob a tutela da Marinha de Guerra Portuguesa e foi inaugurado em 20 de Maio de 1898. Logo à entrada deparamo-nos com uma parte do espólio do rei D. Carlos I, grande amante do mar e dos segredos que ele encerra.
Já não ia lá há muitos anos mas deu para ver que continua arrumadinho e que a lula gigante ainda continua por lá a dar-nos as boas-vindas. Também vi que afinal tinha mais visitantes do que eu estava à espera. É bom que seja assim em todos os Museus nacionais porque sempre ouvi dizer que o saber não ocupa lugar e uma visita a um Museu constitui sempre uma boa alternativa a uma ida a um qualquer centro comercial apinhado de gente.
Na volta ainda tive tempo para dar um saltinho ao Museu de Marinha (sim, de Marinha e não da Marinha porque não fala só da Marinha de Guerra mas também da Marinha Mercante). Mais uma vez fiquei contente porque havia bastantes visitantes. Uma ida ao Museu de Marinha dá sempre para ver coisas interessantes e ver como os navios evoluíram desde as longíquas viagens até à índia e ao Brasil nas belas caravelas até aos navios de guerra dos nossos dias, passando por tantas outras belas coisas ligadas ao Mar.
E para quem não sabe, o Planetário de Lisboa já reabriu com um novo equipamento. É de experimentar uma ida até lá. Mas cá para mim a minha próxima visita cultural vai ser à Fragata D. Fernando II e Glória que se encontra no cais sul da Doca de Alcântara.

Sem comentários:

Enviar um comentário